O que posso melhorar para deixar o site mais rápido

O que posso melhorar para deixar o site mais rápido

Se você já tem um site e possui muitas páginas e no PageSpeed Insights

sua pontuação está abaixo de 90 para smartphones, te darei sugestões para deixar mais leve seu site.

 Pesquisei sobre isso no Google e encontrei o oposto do que eu faço. Todos sugerem instalar mais plugins e eu faço diferente, eu só instalo plugin que seja realmente necessário, falo mais abaixo sobre isso.

A melhor coisa que você pode fazer, é primeiro um backup e criar um subdomínio e instalar esse backup lá.

Dessa forma você não estará correndo nenhum risco com seu site e após fazer os testes e tendo uma pontuação melhor, basta fazer no seu site as melhorias.

 

Vamos começar com seu tema, ele é leve? Caso sim, ok, mas caso ele seja meio pesadinho, procure um mais leve e faça a troca.

Desinstale todos os temas, deixe só um, esse “leve”.

Depois disso, faça um teste no Pagespeed e veja se teve uma leve melhora.

 

Acredito que possa ter melhorado, porém, ainda é pouco né?

 

Vamos ver quantos plugins você tem instalado no seu Wordpress ou Joomla ou outro CMS.

A pergunta é: Todos eles são necessários?

Já que está no subdomínio, vamos pra guerra, se der [email protected], restaure o backup novamente(por isso o melhor jeito é fazer tudo no subdomínio, para não ter nenhum risco de deixar seu site fora do ar).

 

A maioria usa o Wordpress, é um ótimo CMS, porém o WP é extremamente dependente de plugins. E isso torna o proprietário do site um pouco relaxado, pois acha que o plugin só ajuda… Mas não, muitos plugins negativam o site, tornando ele pesado, lento e isso é o maior ponto negativo para os administradores do Wordpress.

 

Mas, há plugins que você não precisa ter, conheço pessoas que usam 3 plugins para otimizar o WP, é realmente preocupante.

 

Pois é certo que haverá conflito entre esses plugins, pois funcionará o que carregar mais rápido e os outros irão também disparar e gastar recursos do servidor(ainda mais para quem usa hospedagem compartilhada).

 

 Deixe seu site mais rápido com menos plugins

Use no máximo 2 plugins para otimizar seu site, gaste algumas horas fazendo testes minuciosos, ou seja, desative uma opção, limpe o cache e refaça o teste no PageSpeed.

 

Após você testar diversas vezes, você notará que eles entram em conflito, e saberá quais as opções para ficarem ativadas e também as desativadas.

 

Um conselho que dou é de não instalar plugin para colocar html, muitos fazem isso e estão gastando recursos atoa. Aprenda a criar um módulo html e insira somente na ou nas páginas que precisam. Muitos recursos do WP são disparados sem serem necessários(graças à quantidade enorme de plugins).

 

Um cms é praticamente um sistema operacional, tipo o Windows ou o Android. Se você instalar no seu Smartphone dezenas de Apps e a maioria estão ativos, sua bateria descarregará mais rápido e ele ficará mais lento, então o mais correto a fazer é manter somente os essenciais ativos e habilitar os demais somente quando quiser usar ele(s).

 

Em qualquer CMS é a mesma coisa, ter dezenas de plugins ativos não são necessários.

Esse site tem tudo que você precisa https://www.w3schools.com/ , não somente html, mas também css e javascript que podem substituir muitos plugins. 

 

Você não precisa ser programador para criar um módulo html, basta querer, é muito simples.

 

Eu sei que um plugin seria melhor, porém, melhora uma coisa e piora outra. Há plugins que são obrigatórios, esses devemos ter em nossos sites, mas há plugins que mais atrapalham do que ajudam. E isso é que devemos estudar e ver se qual plugin deve ser removido e qual deve manter.

 

O tema do site, deve ser escolhido com muitos testes. Pois não adianta ter um tema lindo, porém pesado e hoje em dia não podemos mais nos dar ao luxo disso, o SEO está extremamente concorrido e um dos fatores é a velocidade das páginas do site.

 A página abaixo deixará seu site mais rápido

 Como otimizar imagens para web [sem plugin]

 

Eu mostro o programa IRFANVIEW , o que uso para compactar as imagens do meu site. Não há necessidade de ter um plugin no meu site para fazer isso. 

Mas se você tem seu site nessas hospedagens compartilhadas, eu insisto que leia o artigo Tenha seu Site Veloz com o Open LiteSpeed, pois você não deve saber como ter um Cloud com o mais rápido servidor da Web gastando pouco, talvez até menos do que você gasta na empresa que hospeda seus sites. Da uma lida em como contratar, instalar e manter o Cloud.

 

Quase todos sugerem usar o Cloudflare, bom eu também uso para segurança e ter o SSL, porém, eu deixo ativado o modo desenvolvedor nesse site.

Já em outros   sites eu deixo ativado, porém não ativo lá em Speed , Otimização as opções JavaScript, CSS e HTML. Brotli também deixo desmarcado, pois nesse meu Cloud eu uso o OpenLiteSpeed e ele já faz esse trabalho.

E fiz inúmeros testes e uso o Cloudflare para segurança e agilidade para o DNS. Pense bem, quantos milhões de usuários usam o plano gratuito deles e isso é óbvio que gera um tráfego maior e é certo que isso causa pioras em nosso site. Aconselho a você fazer testes com isso e ver qual é o melhor para o seu site.

Artigos Relacionados